fbpx

O mundo dos negócios é nada menos que competitivo. A maneira de ficar um passo à frente do mercado lotado? Marca do produto. É uma estratégia de dar uma identidade única ao seu produto comum usando um logotipo reconhecível, design, embalagem e muito mais. Lojas físicas e varejistas on-line, como lojas de dropshipping podem se beneficiar muito com a estratégia certa de branding do produto.

Geralmente, uma marca de produto forte diferencia você da concorrência e mantém sua lucratividade. Além disso, os produtos de marca acionam os clientes para comprar seus produtos e aumentam a fidelidade do cliente. Por exemplo, a estratégia de branding da Apple em seu produto iPhone consegue gerar compras repetidas com uma alta taxa de fidelidade de mais de 90%.

Agora, siga-nos para entender a definição, a importância e os principais elementos da marca do produto. Além disso, alguns exemplos de branding de sucesso serão abordados para inspirar você para seus próprios produtos.

marca do produto
eprolo print on demand

O que é a marca do produto?

Vamos começar com a definição da marca do produto.

O branding do produto é um processo em que um produto simples é dotado de uma identidade única para se destacar. Você pode criar um logotipo distinto, usar cores inspiradoras, enviar uma mensagem de marca forte ou aplicar embalagens de marca para construir a marca de um produto. Uma forte identidade de marca de produto ajuda a atrair mais clientes e competir com outros rivais em seu mercado-alvo.

produtos de marca

Resumindo, uma estratégia de branding de produto é um ato de moldar a personalidade de seu próprio produto. Todas essas ações de branding podem mostrar claramente aos clientes em potencial por que seus produtos valem mais do que outros. Conforme relatado, 76% dos consumidores decidirão comprar uma marca de produto quando se sentem mais próximos da marca.

Principais elementos da marca do produto

Ao criar uma marca de produtos, há vários elementos essenciais que você precisa considerar. Aqui estão alguns deles:

  • Tipografia. As fontes que você usa são importantes para comunicar seu valor aos clientes.
  • Cores. As cores da marca desempenham um papel fundamental no design do seu logotipo, site, embalagens e muito mais.
  • Logotipo. O logotipo determina como seus clientes-alvo se sentem e pensam sobre a marca.
  • Nome da marca. Essa é uma maneira direta de dizer ao seu público-alvo quem você é.
  • Embalagem do produto. Criar pacotes de marca é vital para qualquer empresa.

Na verdade, construir a identidade da marca do seu produto é criar uma ponte emocional com os clientes. O objetivo disso é tornar o produto instantaneamente reconhecível para os clientes e promover os gastos do consumidor.

A diferença: marca corporativa & Marca do produto

Marca é a prática ativa para dar vida a uma marca e torná-la perceptível. Tanto a marca do produto quanto o branding corporativo são dois tipos de marca no marketing. No entanto, eles diferem na finalidade a que servem:

  1. A marca corporativo é a estratégia para expressar a personalidade da marca de uma empresa. O objetivo é comunicar ao público os valores da marca, missão, preço, história da marca e outros aspectos de uma empresa.
  2. A marca do produto é uma série de etapas que você executa para marcar um produto ou linha de produtos específicos. O objetivo é moldar as percepções dos potenciais compradores sobre seus produtos. Ao criar uma identidade de marca para seus produtos, o objetivo é conectar o público certo ao seu produto.

Considere a Procter & Gamble (P&G), a maior empresa de produtos de consumo do mundo. Uma parte fundamental de sua campanha de marca corporativo é o poderoso propósito da empresa. Nasceu com a missão de tocar e melhorar a vida dos consumidores do mundo. Eles transmitem a ideia de quem são como empresa e por que existem.

marcando um produto

Suas ofertas abrangem várias categorias, incluindo cuidados com os cabelos, saúde, uso doméstico, lavagem de louças, beleza e assim por diante . Para comercializar diferentes tipos de produtos, eles começam a marcar produtos usando diferentes logotipos, cores, nomes, designs, embalagens e assim por diante. Aqui estão algumas marcas de produtos de propriedade da P&G:

  • Cuidados com os cabelos: Cabeça & Ombros, Vidal Sassoon, Pantene, etc.
  • Saúde: Alinhar, Clearblue, Meta, Pepto-Bismol, etc.
  • Família: Bounce, Febreze, Fairy, etc.
  • Lavagem de louça: Dawn, Joy, Gain, etc.
  • Beleza: Olay, SK-II, Safeguard, etc.

A seguir, vamos explorar por que a marca de um produto é essencial.

Por que a marca do produto é importante?

Há várias vantagens em criar uma identidade de marca para seus produtos.

Destaque-se dos concorrentes

A marca do produto oferece uma vantagem competitiva sobre outras marcas.

As empresas podem marcar produtos projetando nomes, logotipos, imagens de embalagens e assim por diante. Todos esses elementos de branding conseguem agregar valor aos produtos da marca. Como resultado, quando os clientes navegam pelas ofertas, a marca do seu produto se diferencia de suas contrapartes. E seu público-alvo saberá que seus produtos são melhores identificando suas marcas.

Tome a Coca-Cola como exemplo. A fidelidade à marca do produto para a Coca-Cola é forte. Ao observar a embalagem de cor vermelha brilhante, os compradores podem reconhecer facilmente as latas e garrafas de Coca-Cola que são da Coca-Cola.

marca do produto

Por outro lado, os produtos de branding também ajudam a se destacar da concorrência interna. Vamos voltar ao exemplo da marca Coca-Cola novamente. Para atender aos clientes que preferem bebidas sem açúcar, a marca Coca-Cola Zero Sugar é distinta de outras marcas de produtos.

Foco em um submercado

Se você pretende fazer o rebrand de um produto ou está lançando novos produtos, faz sentido alcançar os clientes certos. E uma ótima estratégia de marca de produto ajuda a direcionar seu produto para um grupo específico de pessoas com maior probabilidade de gerar receita.

Pense em uma marca de luxo de moda e roupas Chanel. Seu slogan é “The Ultimate House of Luxury, definindo estilo e criando desejo, agora e para sempre”. Assim, essa estratégia de marca reduz instantaneamente o mercado para os compradores que têm um nível de renda mais alto. Agora, ao ouvir sobre a marca Chanel, a maioria das pessoas vem com palavras como “Luxo”, “Premium” ou “Notável”. E é exatamente isso que a estratégia da Chanel para produtos de branding quer alcançar.

Gerar fidelidade ao produto

Acontece a muitas marcas que o público-alvo não conhece seus produtos. Ou, os clientes em potencial conhecem as marcas dos produtos, mas não sabem por que escolhê-los. Felizmente, a marca do produto ajuda a corrigir os problemas.

Através do branding de um produto, os vendedores podem identificar o que mais interessa ao público e entregar o valor da marca associada aos clientes. E dessa forma, é fácil criar reconhecimento de marca para o público-alvo. Além disso, uma alta identidade de marca de produto sempre impulsiona a autenticidade da marca, conquista a confiança do cliente e cria fidelidade à marca. Depois de reter clientes com sucesso, as chances são muito boas de que eles possam gerar compras repetidas.

Como criar uma ótima estratégia de branding de produto?

Uma identidade de marca forte ajuda a distinguir seus produtos de outros itens de marca. Você sabe que vale a pena e começa a construir uma personalidade de marca para seus produtos. Em seguida, você imediatamente cria cores e embalagens para os produtos, carrega uma imagem de logotipo no Instagram e insere um slogan no perfil.

A marca do produto é muito mais do que isso. O processo de marca envolve várias etapas, que podem ser divididas em três fases:

  1. Primeiro, crie uma estratégia de produto de marca alinhada aos seus objetivos de negócios.
  2. Segundo, desenvolva todas as ferramentas que podem ser utilizadas para comunicar a marca aos seus clientes.
  3. Terceiro, fortaleça suas marcas de produtos e promova os itens de marca de forma consistente.

Então, a estratégia de branding de um produto é como você realiza essas táticas. Para facilitar seu trabalho, dividimos a estratégia de marca do produto em quatro partes.

Analisar o mercado

Primeiro, faça uma pesquisa clara do mercado em que seus produtos competem. Para isso, analisar as marcas concorrentes é um bom ponto de partida. É possível identificar seu público-alvo, táticas de marca, valores de marca, produtos e muito mais. Em seguida, conclua o conceito de marca por trás dessas marcas de produtos. Combinando seus destinos de produto, descubra sua própria estratégia de marca e implemente de acordo ao criar a marca dos produtos.

Em seguida, identifique seu público. É vital porque como seus clientes se sentem sobre suas marcas de produtos, a identidade do seu produto. Por exemplo, se você quiser marcar um loja de roupas, quem são seus clientes-alvo? Mulheres, homens ou bebês? Uma vez decidido, pesquise seu grupo de clientes-alvo. Dessa forma, você pode entender que seus clientes se preocupam e precisam mais. Também informa como conectá-los à marca do seu produto e fornecer o valor compartilhado.

Escolha um ótimo nome, logotipo e slogan

O que vem a seguir em sua estratégia de marca para produtos é a criação de um nome de produto. Juntamente com o nome, o logotipo e o slogan também fazem parte da identidade da sua marca. Considerados como a forma de simbolizar a marca do seu produto, eles devem ser simples, memoráveis e, o mais importante, atraentes.

LVMN, líder mundial em luxo, acerta em cheio nesta etapa de marca. LVMN declara oficialmente que cada uma das marcas de produtos é configurado com base em um legado de especialidade e os produtos exclusivamente. Louis Vuitton, Givenchy, Fendi, Marc Jacobs, … você pode citar muitos.

Seja consistente na marca do produto

Conforme indicado em Forbes, a consistência é a base do sucesso em marca. E isso também é verdade para a marca do produto. Todos os esforços que você fez devem ser consistentes:

  • Entregue mensagens alinhadas com o valor principal da marca do seu produto.
  • Aplique a mesma cor e logotipo em todos os elementos visuais da marca.
  • Use a mensagem consistente para transmitir a ideia da marca do produto no site, nos canais sociais e no processo de publicidade.

Em suma, investir na consistência da marca do produto ajuda a atrair mais clientes e aumentar a fidelidade à marca.

Envolva seu funcionário

Uma abordagem fácil de construção de marca é garantir que o conceito de marca do produto seja entendido e reconhecido por sua equipe. Isso motivará os funcionários a oferecer melhores experiências ao cliente. Consequentemente, eles podem construir conexões emocionais com os clientes e gerar compras.

Nike Inc conseguiu integrar seus funcionários com a mesma missão, valores e visão de seus produtos. Por exemplo, ao entrar na loja Converse, você verá que todos os funcionários estão usando o mesmo vestuário corporativo com o logotipo “Converse” impresso para inspirar os clientes.

Artigos relacionados: Como imprimir seu próprio logotipo em vestuário – sem pedidos de pedido</ p>produtos de marca

5 exemplos de marca de produtos bem-sucedidos

É sempre bom dar uma olhada em exemplos bem-sucedidos de ótimas campanhas de marca de produtos. Aprender com suas dicas de construção de marca pode fazer com que sua criatividade flua para marcar o produto que você vende. Embora não haja uma estratégia única para a marca de um produto, a teoria por trás das marcas é a mesma.

iPhone da Apple

O marketing de smartphones é altamente competitivo. O que faz com que o Apple iPhone se destaque e se torne líder no setor de dispositivos móveis é sua excelente estratégia de marca de produto.

Em 2007, Steve Jobs apresentou a marca “iPhone”. O logotipo da Apple, sem dúvida, é um dos logotipos de marca mais notáveis ​​globalmente. Além disso, por meio da marca iPhone, a equipe da Apple pretende oferecer ideias de experiência de usuário excepcional, design exclusivo e tecnologia de ponta. Esses esforços emocionais levam os compradores mais a comprar produtos para iPhone porque se sentem empolgados com a marca.

marcando um produto

Além disso, os serviços premium ao cliente também são uma parte essencial da estratégia de marca do iPhone. Até agora, a Apple lançou mais de 500 lojas de varejo equipadas com ótimos funcionários em todo o mundo. Isso envia diretamente o valor da marca aos clientes e os deixa muito orgulhosos de fazer parte da marca.

Armani

A Armani é famosa por sua estratégia de segmentação seletiva na marca de produtos. Posiciona-se como uma marca de moda de luxo. Para diferenciar suas coleções de roupas de outras marcas, subdivide-se em várias marcas, atraindo compradores em nichos específicos.

Por exemplo, a marca Emporio Armani visa atingir clientes jovens de 25 a 35 anos e fornecer designs elegantes que eles exigem. A marca Armani Collezioni se concentra em um segmento de mercado de vestuário de alta qualidade a preços mais baixos. Além disso, a marca Armani Jeans, como o próprio nome indica, tem como alvo o mercado de jeans para mulheres e homens. E a marca Armani Junior fornece roupas para bebês e crianças.

McCafé no McDonald’s

O McDonald’s entende que encantar seus clientes não é apenas um show de palavras. É necessário que seja algo que eles estejam sempre prontos para provar e enfatizar. E eles realmente cumprem isso na estratégia de branding de produtos da McCafé.

A identidade da marca McCafé abraça o otimismo. Dedica-se a trazer momentos de bem-estar aos clientes através do primeiro gole do café McDonald’s. Portanto, você sempre pode ver o café do McCafé aparecendo nos menus do McDonald’s no café da manhã, almoço e chá da tarde. Além disso, o McDonald’s continua adicionando novas guloseimas na linha McCafe Bakery. Todos esses esforços para produtos de marca capacitam a McCafé a satisfazer os clientes com o que eles merecem.

Samsung

Não há como falar de marca de produto sem mencionar a Samsung. Essa marca se posiciona com valores como inovação, tecnologia de ponta e designs de classe mundial.

product branding

Uma marca de renome da empresa Samsung é a Samsung Galaxy. Seu sucesso é atribuído à grande consistência da marca. A Samsung utilizou diversos canais sociais e de comunicação para transmitir a personalidade da marca Samsung Galaxy. Todos os designs de imagem e slogans da publicidade estão em harmonia com os valores da marca que o Samsung Galaxy transmite.

Gucci

Você pode não estar familiarizado com a Kering, mas pode não ser um estranho para a marca Gucci. O serviço de produto e estratégia de branding que a Kering adota na marca Gucci é promover a inclusão. Em vez de atingir uma população específica, tende a agradar a todos.

Semelhante a outras marcas do mercado de massa, Gucci também oferece exclusividade em cada produto da marca. Para ofuscar outras marcas de luxo, atribui grande importância aos designs quando marca de vestuário & artigos de moda. Esta marca adapta as suas linhas de produtos para se certificar de que estão bem adaptadas aos gostos do público-alvo. Isso, em troca, ajuda muito  Gucci a ter uma forte identidade de marca entre os clientes.

Palavras de encerramento: hora de marcar os produtos que você vende

Como você pode ver, cada marca tem sua própria estratégia de marca de produto. Tudo o que você precisa fazer é entender os princípios por trás do motivo pelo qual essas táticas são bem-sucedidas na marca de um produto no marketing. Em seguida, crie sua própria estratégia de marca de produto e leve-a à execução. Observe que, independentemente do setor em que você atua, é crucial manter uma estratégia consistente de marca do produto.

Se você administra uma loja de moda e deseja criar uma marca para itens de vestuário, experimente EPROLO. Esta empresa de marca de produtos tem excelentes serviços de marca de vestuário. Você pode obter toneladas de itens de roupas da moda, personalizar etiquetas e etiquetas e criar embalagens de marca.